segunda-feira, 22 de abril de 2019

Educação Ambiental na RBMA – Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – posto Avançado de Roseira


No último dia 11, os alunos da Escola Estadual Professora Ayr Picanço Barbosa de Almeida visitaram o Ecomuseu da Fazenda Boa Vista, localizado dentro da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e Senzala.
No total, 40 alunos do ensino fundamental e médio conheceram um pouco mais da história e da cultura regional, além de apreciarem a beleza do local.
Em frente ao casarão, a turma, acompanhada dos engenheiros Leôncio Marton e André Rodrigues, ouviu uma explanação a respeito da história do Vale do Paraíba, os ciclos econômicos pelos quais passou, inclusive na própria fazenda que estavam visitando e as atividades de preservação iniciadas em 1970.
A turma foi dividida em dois grupos que se revezaram pelos itinerários, para que todos pudessem aproveitar integralmente a visita. Um deles começou pela trilha das leguminosas chegando até o mirante, onde usufruíram de uma bela vista da Serra da Mantiqueira. Além disso, também puderam “brincar” com bombas de sementes feitas pelos próprios alunos de Engenharia Ambiental da Faro. As bombas de sementes, como diz o próprio nome, são compostas por diversas sementes inseridas numa mistura de argila, que quando lançadas ao solo, germinam.
Na volta da trilha, o grupo foi direcionado para o interior do casarão onde visualizou alguns dos objetos, móveis e arquitetura da época colonial, além do acervo particular do historiador Prof. José Luiz Pasin.
Para finalizar, foi realizada uma visita à Senzala da Fazenda Boa Vista, local ainda preservado, desde a época da escravidão no Brasil e um dos únicos ainda mantido em perfeito estado em toda região.  Ali se encontram vários vestígios e objetos da época dos escravos, o que enriqueceu muito mais o aprendizado do grupo que conheceu o ambiente onde eram mantidos os escravos.
O evento foi extremamente proveitoso, pois os alunos vivenciaram assuntos que foram previamente tratados em sala de aula, resultando em grande participação na hora de responder as perguntas dos monitores.






Nenhum comentário:

Postar um comentário