segunda-feira, 22 de abril de 2019

Projeto Agroflorestal – Financiador Banco do Brasil


O projeto propõe a disseminação da técnica dos Sistemas Agroflorestais como alternativa para ações voltadas para a proteção de ecossistemas, a restauração de áreas degradadas, o incentivo à produção sustentável e o resgate da cidadania e da dignidade dos produtores rurais.
As áreas de influência do projeto estão localizadas nos municípios de Roseira, SP e Pindamonhangaba-SP, na bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, são elas: Fazenda Boa Vista, Sítio Santa Cruz e Fazenda Coruputuba.  Conforme dados do mapa Áreas Prioritárias para Conservação, Uso Sustentável e Repartição dos Benefícios da Biodiversidade Brasileira, estes municípios são considerados de extremamente alta importância biológica.
Tem por objetivo usar a técnica dos Sistemas Agroflorestais e capapacitar os representantes da zona rural, visando a difundir e fortalecer o uso desta técnica no meio rural, diante do contexto de degradação regional e ao difícil acesso a informações sobre novas técnicas e tecnologias de produção agrícola.
As ações realizadas superaram as expectativas no que diz respeito a evidenciar os manejos necessários para a evolução do sistema. Até então os manejos realizados foram muito restritos e não permitiriam o pleno desenvolvimento.
Como uma boa formação no primeiro consórcio propiciará um ambiente adequado para os consórcios posteriores, pois para a escolha das espécies utilizadas na formação dos consócios foi levada em consideração a sucessão ecológica.
Outra vantagem do sucesso da formação do primeiro consórcio é que o produto poderá ser colhido e vendido gerando renda
Além da produção agrícola, os SAFs geram uma série de benefícios, devido à variedade de espécies introduzidas, sabendo que a diversidade trás estabilidade, aumentando a capacidade de retenção de água do solo, promovendo um balanceamento dos nutrientes e ocasionando uma melhor condição física; maior retorno de biomassa produzida pela vegetação, aumento de organismos benéficos, como a minhoca; menor proliferação de pragas e doenças; microclima favorável ao crescimento das plantas; e proteção da área contra erosão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário