segunda-feira, 22 de abril de 2019

Dia Mundial do Meio Ambiente na FARO e RBMA – Posto Avançado de Roseira


Na FARO, o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo dia 5 de junho, foi festejado na RBMA-Reserva da Biosfera Mata Atlântica, com muita história, aprendizado e boa comida.
Em frente ao Ecomuseu Fazenda Boa Vista, alunos e professores se reuniram, cercados por árvores e belos jardins, que naturalmente os protegeram da leve garoa que caiu no início dessa noite tão especial, reforçando o sentido da qualidade de vida que um ambiente como esse pode proporcionar.
A professora Néia Castro, fez a abertura oficial do evento, explanando sobre a data, destacando, como sempre, a importância da preservação dos recursos naturais, de vital relevância para todo o planeta e que tem um tratamento muito especial em nossa IES.
Em seguida, a professora e historiadora Efigênia A. de Freitas liderou uma roda de prosa, contando fatos muito interessantes passados e vividos no ambiente da Fazenda Boa Vista, desde a colonização do Vale do Paraíba; os processos de cultivo pelos quais passou esse local, desde o ciclo do café, seguido pelo de cana de açúcar e do leite, até atingir a realidade atual, com uma rica biodiversidade, resultado de décadas de trabalho pela preservação do ecossistema local. Ao final do bate-papo, os alunos que responderam algumas perguntas sobre o conteúdo da explanação, ganharam brindes da FARO, tais como camisetas e moletons.
Após a roda de prosa, os alunos e professores passaram pelo interior do Ecomuseu e se deslumbraram com a beleza e rica história das instalações, seus móveis e objetos antigos, quadros, livros e fósseis.
E para fechar o evento, a FARO ofereceu a todos os participantes uma variada mesa de caldos quentes, para aquecer um pouco a gelada noite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário