segunda-feira, 22 de abril de 2019

Geração de Energia Fotovoltaica


O Projeto de energia fotovoltaica é uma iniciativa da FARO, RBMA – Posto Avançado de Roseira e do mantenedor CEAVAP (Centro de Estudos do Vale do Paraíba).
A energia elétrica gerada no mundo vem sendo debatida incansavelmente, principalmente quanto à mudança da matriz energética global no que se refere a utilização de geração de energia mais limpa.
Diariamente a energia solar chega à superfície do planeta de forma limpa e gratuita. A luz solar produz o calor necessário e essencial à vida no planeta e esta luz pode ser aproveitada para geração de eletricidade.
A energia solar é considerada uma forma ambientalmente mais limpa de geração de energia devido a não emissão de poluentes à atmosfera.
A energia gerada por meio da luz solar possui inúmeras vantagens, entre elas podem-se destacar: a energia advinda do sol pode ser considerada inesgotável, gratuita, ao contrário da hidrelétricas ocupam poucos espaços, não sendo necessário a desocupação de regiões naturais, não emite poluentes na atmosfera, a necessidade de manutenção é baixa, é acessível a lugares remotos,  é uma de geração de energia que não provoca impactos ambientais.
Apesar de todas as vantagens da energia solar citadas, existem também, algumas dificuldades na implantação em grande escala de sua extração na natureza, o ponto crucial seria desenvolver formas de explorar buscando uma maneira mais econômica, além de criar métodos de armazenamento. Os custos, os equipamentos são elevados prejudicando o uso em escala global, porém possui uma grande perspectiva para uso em um futuro bem próximo.
                      Com o objetivo de suprir parte da energia elétrica na Fazenda Boa Vista que abriga a RBMA – Posto Avançado de Roseira e a Faculdade de Roseira, principalmente na Estação de Tratamento de Efluentes – ETE e proporcionar aos estudantes dos cursos de engenharias (ambiental, química, elétrica, mecânica e civil) um projeto técnico-científico que atenda a demanda dos estudantes interessados em iniciação científica, agregando novos conhecimentos e possibilitando atividades multivariadas em disciplinas como projetos integradores, fazendo um viés com as metodologias ativas desenvolvidas no processo do ensino/aprendizagem da FARO este projeto foi desenvolvido para produção de energia elétrica a partir de fonte solar (fotovoltaica).
Tem por objetivo prover as instalações da Fazenda Boa Vista que abriga a RBMA – Posto Avançado de Roseira e da Faculdade Roseira – FARO de energia elétrica com base no aproveitamento da energia solar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário